Como usar o xadrez?

É uma padronagem que se bem utilizada, diferencia o visual. Mas sempre surgem dúvidas na hora de usar peças em xadrez. Mas afinal, como, quando e com que usá-los?
Para usá-los, este deve fazer o seu estilo, independente do tipo. Por ser uma estampa é importante você gostar, e se este cai bem para o seu visual. Existem inúmeras formas de adaptar o seu guarda-roupa a esta tendência, devido ao grande número de variações de tamanho, cores e irregularidades, para o visual ficar despojado e jovem.

Miu Miu. Coleção Resort 2012. Foto: Divulgação.


A escolha do xadrez deve ser de acordo com seu biótipo e gosto. A regra é simples:
1 – quanto maior a padronagem e o contraste das cores, maior vai parecer à região em que ele está localizado.
2 – quanto menor a padronagem e o contraste, e em cores mais escuras, menor o volume adicionado ao corpo.


  Coleção primavera 2012 da grife de Avril LAvigne, Abbey Dawn. Foto: Getty Images.



O exagero dessa estampa pode tornar a aparência carregada e confusa, principalmente quando os tons não forem discretos. Compor o look com uma peça é o suficiente para demonstrar a tendência. Não é recomendado a mistura com outros tipos de estampas. Conjuntos em xadrez como blazer e calça devem ser banidos do guarda-roupa.



 Varioções de como usar o xadrez. Foto: Divulgação.


    Abbey Dawn coleção primavera 2012. Foto: Getty Images.

Como toda estampa, essas peças devem ser adaptadas a cada ocasião. Devem-se pensar quando e onde usar cada peça. Para ambientes sérios, como o trabalho, peças de alfaiataria como saias retas, calças e casaquinhos, podem ser adaptadas, mas sempre em cores sóbrias. Em ambientes informais, como festas, vestidos e saias curtas, com cores acentuadas, junto com sandálias compõem looks perfeitos. Camisas e outras peças podem compor o cotidiano sem problemas. O xadrez só deve ser recusado em eventos que exigem formalidade, como formaturas e casamentos. O tecido pode ser adaptado a ocasião, podendo ser tricoline, algodão, seda e cetim.


 Marc Jacobs primavera 2012. Foto: Getty Images.

As calças xadrezes devem ser evitadas, poucas pessoas podem usá-las. Essas encurtam as pernas e deixam os quadris e glúteos avantajados, além disso, dependendo da composição do look, ele parecerá carregado. Caso deseje usá-las, cores escuras e padronagens simples minimizam esses efeitos.

Abbey Dawn coleção primavera 2010. Foto: Getty Images.


Os acessórios dessa padronagem são limitados para ambientes formas, não devem ser combinados com vestidos, ou peças de gala.  Tome cuidado ao combinar acessórios com peças de roupas xadrezes. Evite combinar o padrão das peças, se desejar algo também xadrez. Nas demais ocasiões, o uso do xadrez é liberado, e permite a combinação de diferentes padrões e estampas, tanto para bolsas, sapatos, pulseiras, etc. Com acessórios estampados, use a imaginação, e brinque até encontrar a combinação ideal.


 Acessórios em xadrez. Foto: Divulgação.


Para aqueles que têm receio de usar estampas, opte por peças com detalhes em xadrez. Para as próximas estações, o xadrez será a estampa do momento. Aposte nesta tendência.

Fonte: Portais da moda