Make de núpcias

Tão importante quanto o vestido de noiva, a maquiagem compõe o conjunto da obra e não deve ser deixada para segundo plano ou ser escolhida na última hora. Uma escolha errada pode significar o fracasso até mesmo para o vestido e os acessórios usados. Outro ponto importante, a maquiagem deve revelar e expressar a personalidade da noiva, não transformá-la em outra pessoa.
Existem muitas opções de maquiagem, seja discreta ou ousada, a melhor escolha depende de um conjunto de fatores – o local da cerimônia, tema e cores escolhidas, período do dia e, principalmente, a personalidade da noiva.
A maquiagem discreta é indicada para noivas que preferem a simplicidade. Pele perfeita com base, corretivo e pó compacto; blush nas maçãs do rosto para dar um “ar” de saúde; máscara para cílios tornam o olhar mais expressivo; sombras puxando para os tons de rosa e terrosos ou mesmo dispensar o uso delas; e batom “cor de boca” ou rosa clarinho, bem natural, ou um gloss. Esse look é perfeito para casamentos realizados de dia ou de noite, no campo ou em cerimônias mais íntimas.  
 Para as ousadas, além da pele perfeita com base, corretivo e pó compacto, indispensável em qualquer maquiagem, essas noivas podem escolher os olhos ou a boca para causar impacto, nunca os dois ao mesmo tempo para não carregar o visual. Se os olhos forem o centro das atenções vale investir em sombras de cores fortes - roxo, verde ou azul – lápis, delineador, máscara para cílios e cílios postiços. Mas atenção! Se optar pelo delineador gatinho dispense a sombra e use a máscara de cílios, pois esse look por si só já coloca o olhar em evidência.
Porém, se a boca for o centro das atenções, vale batons coloridos que realçam a boca e a maquiagem. Os batons vermelhos são muito usados quando o assunto é ousadia no altar e combinam bem com buquês de flores vermelhas.
Seja qual for a maquiagem escolhida, as noivas devem evitar cinco erros mais comuns:  
1-    Sobrancelhas – respeite as características naturais de suas sobrancelhas. Tentar alonga-las, torna-las mais espessas ou mais grossas pode acabar com o seu visual. Evite maquiagem pesada.




2-    Acabamento da maquiagem – utilize produtos de boa qualidade que tem textura mais natural e suave, além de ter maior durabilidade. Assim tanto ao vivo quanto nas fotos você vai ficar muito bem.



3-    Horário do evento x maquiagem – a maquiagem que você vai usar depende do horário e local da cerimônia. Existem especialistas no assunto para orientá-la quanto às regras e cores que combinam em cada situação.




4-    Excesso de cores – não misture muitas cores, elas devem estar em harmonia, não use glitter, evite exageros.



5-    Maquiagem à prova de água – muitas noivas choram durante a cerimônia e suam na recepção, portanto é um bom investimento usar maquiagem à prova de água, assim seu visual se mantem impecável por mais tempo.   



Fotos: Divulgação