Amigo secreto


 A confraternização de fim de ano está chegando, e como tradição, a brincadeira de amigo secreto não deve faltar. Dependendo da região do Brasil, o amigo secreto pode ser chamado de amigo oculto, amigo x, etc. A brincadeira reúne as pessoas para a troca de presentes e garante a diversão da festa.

O amigo secreto pode ter diversas variações, que vão do tradicional até ao digital. Confira as dicas:

1) Tradicional: tipo mais comum, em que os participantes escrevem o seu nome em um papel, sorteiam e guardan segredo até o dia da revelação.

2) "Roubar" o presente: o participante compra um presente que sirva tanto para homem como para mulher. No momento da brincadeira, cada pessoa sorteia um papel numerado, de acordo com a quantidade de participantes. O pessoa que tirou o número 1 inicia a brincadeira. Ele escolhe um dos presentes embrulhados em uma mesa, ou cesta, ou embaixo da árvore de natal. Ele deve ficar com o presente mesmo se não tiver gostado. Então, o segundo escolhe o presente, que pode ser um dos que está fechado ou aquele que foi tirado pelo número 1, que é obrigado a entregar o presente. Caso ocorra isso, o primeiro terá direito de escolher outro presente da mesa. Os participantes vão na sequência, obedecendo a ordem das numerações, e a regra - ou pega o presente da mesa, ou rouba o presente de um dos participantes. Observação: cada participante poderá trocar o presente somente uma vez.
A diversão dessa brincadeira e ver um presente ser muito dispitado passar de mão em mão. Capriche no embrulho e disfarce bem o objeto, fica muito divertido ver a cara de surpresa das pessoas.

3) Amigo da onça: o sorteio é realizado como no amigo secreto tradicional. Mas, em vez de dar algo que a pessoa realmente quer, você escolhe um presente que não tem nada a ver com ela. Que tal dar um CD de pagode para aquele seu amigo que adora rock´n roll? O que vale é o bom humor na hora de presentear. E para a brincadeira ficar divertida e ninguém sair chateado, o mais indicado é fazer esse tipo de amigo secreto entre pessoas que têm bastante intimidade;

4) Pseudônimo: cada participantes escolhe um pseudônimo e escreve em um papelzinho. Então, cada um tira um, como no tradicional. Nessa brincadeira, cada um terá pensar em um presente para alguém que você apenas imagina ser. É muito diverido.

5) Sites que organizar a brincadeira: o site www.amigosecreto.com.br oferece o serviço, que funciona como rede social. O primeiro passo é se cadastrar. Após isso, você pode criar um grupo ou entrar em um existente, e convida os amigos para a brincadeira. Você defini o valor dos presentes, a data e o local da confraternização. Feito isso, cada um monta sua lista de sugestões de presentes que quer ganhar. Depois que todos estiverem registrados, o sorteio é feito, na data agendada, pelo site automaticamente, na que avisa a cada um, por e-mail, quem é o amigo secreto. Durante todo esse processo, mensagens anônimas ou não podem ser trocadas entre os amigos. Após o sorteio fica impossível enviar mensagens para o amigo secreto que você tirou. Há a possibilidade de  conversar com o amigo secreto que tirou você, sem conhecer a identidade dele. Além do e-mail, existe a opção do iPhone para enviar as mensagens, basta somente abaixar, site, o aplicativo específico para o smartphone.  E a brincadeira acontece na data e hora marcada da confraternização de maneira organizada e divertida.
Aproveite essas dicas, reúna seus amigos, família, e faça do fim de ano maravilhoso e divertido.