Estampas moda feminina outono inverno 2012

De acordo com o que já vimos com as coleções lançadas para a moda feminina do outono inverno 2012, as próximas temporadas frias chegam com ares mais leves e animados, trazendo propostas que têm nas cores intensas e na profusão de informações e estampas alguns de seus destaques.

Durante as semanas de moda de Milão, Paris, Londres e Nova York grifes como a Pucci, Matthew Williamson, Marc Jacobs, Louis Vuitton e Anna Sui trouxeram em seus trabalhos, coordenações ora discretas ora contrastantes de crash de imagens e ilustrações as quais deram conta de garantir, especialmente, a atualização e personalidade às peças lançadas. Atentos a isso, já listamos alguns temas e motivos que prometem se sobressair nas muitas peças estampadas apresentadas para essas estações, confira!

Poás

Novamente os tradicionais poás seguem em evidência, sendo eles renovados agora com a aplicação de diferentes materiais e texturas nessas bolinhas que há algumas temporadas vem conquistando novas adeptas entre o público mais jovem.Marc Jacobs foi quem mais investiu nessas formas em suas coleções, trabalhando-as com essas características e em versões maxi. Além de peças como camisas, saias e vestidos; são nos acessórios como as meias-calças que os poás se mantêm em destaque.




Semblantes e lábios

Imagens de pessoas, personalidades famosas e pinturas chegam impressas em tons aquarelados em peças dotadas de uma sobriedade cativante, como aquelas tão evidenciadas no desfile de Matthew Williamson. E quando não vemos o rosto inteiro nas imagens, são partes fracionadas como olhares ou, especialmente, os lábios repetidos em efeitos pop – o que também já apareceu nas passarelas nacionais do SPFW e Fashion Rio inverno 2011 – que, por vezes, se destacam entre as ilustrações bastante frequentes nas passarelas.

 


Florais

Clássicos e essencialmente femininos os motivos florais, entra e sai estação, continuam em voga. Para o inverno 2012, sejam em versões mini românticas ou em pinceladas mais soltas e orgânicas; as flores seguem com espaço garantido em coleções como nas propostas por Mary Kantrantzou e Balenciaga.

 


Xadrez

Padronagem clássica das temporadas mais frias, os xadrezes e tartans continuam em evidência, trazendo nas combinações de tons intensos e contrastantes os toques que renovam essas patterns. A Burberry Prorsum segue como uma das marcas que mais investem nos tartans, e em visuais mais jovens a Thakoon também os renova em tons enérgicos de amarelos, azuis e vermelhos.

 


Imagens espelhadas

Imagens abstratas, florais e, especialmente, arabescos chegam estampados e trabalhados sob visuais mais opulentos para as próximas temporadas. Seja com referências vintage ou elementos emprestados diretamente de artes estilo barroco, são – entretanto – as suas inserções de forma espelhada que se destacam entre as tendências para a estamparia do inverno 2012, como vimos em alguns looks desfilados por grifes como a Etro, Matthew Williamson e Pucci, por exemplo.

 


Patchwork

E quando não propriamente víamos motivos evidentes em impressões claras e tradicionais nos tecidos, os trabalhos de combinações mais irreverentes e elaboradas construções em patchwork deram conta de conferir efeitos texturizados e compor visuais interessante às peças. Jenny Postle e as designers da Rodarte foram alguns dos estilistas que apostaram nessa técnica no desenvolvimento de peças de suas novas coleções.

Entre mix de diferentes materiais, texturas, bordados, tecidos metalizados, peles, plumas e transparências, há espaço ainda para as estampas que; seja em modelos mais clássicos ou criadas a partir de conceitos mais irreverentes seguem em evidência, especialmente, quando gráficas; atualizando e garantindo estilo e personalidade às peças propostas para a moda feminina do outono inverno 2012.
 

Camila Cemin Rolon
Portais da Moda
Fotos: Divulgação, Weconnectfashion.com