O TERRÍVEL CASTIGO QUE ESPERA OS REBELDES



 Arão recolhido será a seu povo, porque não entrará na terra que tenho dado aos filhos de Israel, porquanto rebeldes fostes à minha palavra, nas águas de Meribá. 

Números 20.24



De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro, ter fama e ser até considerado a voz de Deus, se, na verdade, ele não faz a obra conforme o Senhor ordena? Acontecerá com quem faz o que quer e deixa de cumprir a chamada divina o que ocorreu a Moisés e Arão, os quais, mesmo tendo trabalhado 40 anos para o Altíssimo, não puderam ser coroados, pois a falta de atenção em como agir na obra divina os impediu de entrar na Terra Prometida. Ora, os assuntos de Deus devem ser levados a sério!

As palavras do nosso Senhor jamais falharão (Js 21.45). Elas foram dadas ao homem a fim de que ele cumpra perfeitamente os planos de Deus. Por isso, não se deve agir segundo a vontade pessoal nem os próprios interesses ou ressentimentos. O certo é olhar com diligência para o que está nas Escrituras e esforçar-se para fazer exatamente o que foi lhe ordenado, pois para qualquer acréscimo ou retirada haverá uma punição.

Pode parecer um simples descuido ou algo que deveria ser relevado pelo Altíssimo, mas, ao desprezarem a orientação de como deveriam agir para que da rocha brotasse água (Nm 20.1-13), ambos se fizeram merecedores de não poderem entrar em Canaã. Ora, durante 40 anos eles foram usados por Deus para levar os israelitas em Sua direção, mas a falta de atenção deles fez com que tivessem sua entrada negada.

O mundo nunca teve outro legislador como Moisés. Diz a Escritura que ele falava com Deus face a face (Dt 34.40) e, no exercício do seu ministério, mostrava-se íntegro em todos os sentidos, mas deixou-se levar por um ímpeto de ira – que a Palavra chama de rebeldia. Que isso sirva de advertência para todos nós!

O Senhor não voltou atrás em Sua decisão. Então, por saber que é assim que Ele age, Moisés se conformou em subir o monte Nebo e de lá olhar a terra em sua extensão (Dt 34.1-3). A lição que fica é que devemos sempre nos apegar ao que está revelado nas Escrituras e nos esforçar para cumprir a santa Palavra, sem acrescentar nada a Ela ou tirar-Lhe algo. Se o maior legislador da História não entrou na Terra da Promessa por algo que para muitos é um motivo simples, quanto mais nós! 

Caso você esteja em rebeldia, fuja dela, pois o castigo não será deixado de ser aplicado. O que sucedeu a Moisés e Arão também acontecerá com quem desprezar os preceitos divinos. Não se deixe levar por sentimentos carnais, de superioridade, inferioridade ou independência. Lembre-se de que somos servos inúteis se fazemos o que nos foi mandado (Lc 17.9,10), mas, ainda assim, é melhor do que sermos maus e negligentes (Mt 25.26-30).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares