Coração Preparado


 
Preparado está o meu coração, ó Deus; cantarei e salmodiarei com toda a minha alma.  Salmo 108.1

Quem tiver o cuidado de preparar seu coração jamais será envergonhado, pois, em todas as batalhas que enfrentar, não lhe faltará habilidade para sair vencedor. Há muita gente de Deus que não tem prestado atenção a um detalhe tão importante como esse que o Senhor nos ensina. Afinal, preparar-se para servir a Deus, travar as lutas e sair vitorioso deveriam ser a preocupação de todos os salvos.

Coração preparado é o que está firme, disposto para a peleja. Quem assim estiver não sentirá temor diante de nenhuma situação contrária. O inimigo pode ir contra o filho de Deus com toda a sua ira, mas, se este estiver convicto na sua fé, não ficará temeroso. Os que confiam no Altíssimo são firmes como o monte Sião, que permanece para sempre (Sl 125.1). Já os que não se têm aprontado para servir a Deus tremem diante de qualquer infortúnio.

O erro de não cumprir os pequenos mandamentos faz com que muitas pessoas fiquem sem a força indispensável para derrotar os ataques do maligno. Jesus advertiu que, se fôssemos fiéis no pouco, o muito nos seria dado (Mt 25.21). Quem sabe usar o poder de Deus contra os pequenos ataques do inimigo possui a sabedoria para usar a mesma autoridade contra os grandes problemas que aparecerem. Portanto, não se deixe enganar por coisa alguma.

Sem estar pronto, o coração é triste, e, com isso, não há vitória. Nada na vida acontece por mágica. Os que não forem sábios o bastante para se preparar, quando tiverem de lutar contra algum mal, não sentirão a alegria do Senhor na alma e, por isso, não receberão a capacidade necessária para vencer. Então, seja firme nos divinos preceitos e verá o quanto Deus pode fazer por você.

Se o seu interior não estiver firme, você não conseguirá cantar nem salmodiar ao Senhor. Ora, durante esse ato de louvor a sua alma se alegra, preparando-se para a visitação daquele que vem fortalecê-lo para o combate. Quem nunca louva a Deus, não canta Seus louvores nem salmodia Aquele que é a Razão da sua vida não consegue ter o coração preparado para a batalha. Coração fraco é sinônimo de derrota.

Prepare-se para fazer com que toda a sua alma seja usada para louvar a Deus. Quando isso ocorre, você é revestido do mesmo poder que revestia os heróis bíblicos e o próprio Filho de Deus. Se é possível conseguir esse mesmo poder, por que não se esforçar para chegar aonde os vitoriosos chegaram? Não há diferença entre nós e eles.

Segundo a Palavra, o segredo é estar sempre preparado. Não sabemos a que hora o ladrão há de vir (Lc 12.39). Mas, se estivermos prontos, a qualquer momento que ele chegar, nós o enfrentaremos com o poder necessário, e a única alternativa dele será fugir. Vitoriosos são aqueles que vivem dispostos para o que der e vier.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares